Escrito por: Franzoni Advogados
Depois de iniciar um negócio e obter algum crescimento, seja ele financeiro ou de demanda, é hora de contratar funcionários para empresa. A formação de uma equipe competente e preparada para enfrentar desafios e produzir com qualidade é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
Ter colaboradores integrados aos processos padrão do seu empreendimento passa por todas as etapas: contratar funcionários para empresa é um processo que merece atenção, filtro e um cuidado todo especial na hora de definir o perfil dos candidatos. Para aproveitar tudo o que um funcionário pode oferecer e para proporcionar um ambiente de colaboração e aprendizado, contudo, é preciso tomar algumas precauções.
>> Escritório de advocacia empresarial em Florianópolis
Direitos trabalhistas, documentos necessários para realizar a contratação, procedimentos de busca de candidatos, entre outros, são maneiras de contratar funcionários para empresa de maneira correta e de acordo com a legislação vigente. Por isso, listamos alguns cuidados essenciais que devem ser observados nesse momento tão importante. Confira!
A procura por um funcionário que corresponda às expectativas da empresa pode ser mais trabalhosa do que se pensa. Por isso, é preciso saber procurar nos locais corretos: a divulgação da vaga precisa ser feita, principalmente, online. Grupos do Facebook, por exemplo, atualmente funcionam muito bem quando o assunto é contratar funcionários para empresa. Agências de emprego também podem ser uma boa fonte de divulgação de vagas para que uma empresa consiga iniciar a busca por um funcionário capacitado.
Além disso, caso você esteja em busca de estagiários, existem muitas agências integradoras entre universidade e empresa que podem facilitar a procura. Muitas delas, inclusive, fazem pré-seleções para enviar para a empresa apenas aqueles currículos que estiverem de acordo com o que está sendo procurado pela empresa. No caso de freelancers, também existem grupos e sites específicos para contratar funcionários para empresa apenas para trabalhos pontuais.
Durante a seleção, é preciso encontrar maneiras de filtrar e eliminar candidatos que não cumpram os requisitos básicos da vaga. Aplicar provas, fazer entrevistas em grupo e individuais, por exemplo, é indispensável para conseguir chegar até o melhor concorrente. Ou seja: estipule etapas a serem cumpridas e avalie criteriosamente aspectos como o currículo, a experiência e traços da personalidade para conseguir ser assertivo na escolha. Para situações de contratações mais complexas e cargos altamente criteriosos, considere contratar um headhunter ou os serviços de empresas especializadas em recursos humanos.
Você pode gostar de:
Lei do estágio: o que deve ser observado?
E-commerce: como vender de forma legal na internet
Dicas para o empreendedor: principais medidas para abrir uma startup
A documentação necessária para contratar funcionários para empresa é extensa. Para garantir que toda a legislação trabalhista seja respeitada é preciso seguir alguns passos com atenção. Os documentos que são necessários para se fazer uma contratação, são:
Com esses documentos em mãos, o setor de RH da empresa poderá efetivar a contratação do novo funcionário e garantir o pagamento do salário e dos direitos trabalhistas de maneira correta. Esse cuidado pode evitar algumas dores de cabeça ou processos trabalhistas envolvendo o seu negócio. Além disso, uma contratação feita de maneira correta proporciona estabilidade e segurança para o funcionário, que terá condições de produzir mais e melhor. Se você possui dúvidas sobre como contratar funcionários para empresa, consulte um advogado especializado em direito empresarial e trabalhista, e saiba como efetuar a admissão de um novo colaborador na sua empresa.
Depois de contratado, o funcionário precisa conhecer os procedimentos que farão parte da sua rotina. Para isso, além de uma apresentação detalhada da estrutura do seu negócio, é necessário realizar treinamentos específicos para cada função que será executada. Cursos de especialização, apresentação de funcionalidades e capacitações específicas para exercer funções podem ser um grande diferencial para aumentar a produtividade de novos membros de uma equipe de trabalho.
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, advogada especializada em Gestão e Direito Tributário, e Direito de Família e Sucessões e Norma Franzoni, especializada em Direito e Processo do Trabalho. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: contato@franzoni.adv. Aproveite para curtir nossa fan page no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter!
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: Advogado, contratar funcionários, dicas valiosas, direito, direito empresarial, franzoni advogados,