Escrito por: Franzoni Advogados
Dívidas fazem parte do cotidiano de mais de 60 milhões de brasileiros. Parte deste todo não consegue economizar de forma efetiva. Então, qual é a solução? Para muitos, equivocadamente a solução está no cheque especial – e no juros que vem com ele.
Cerca de 40% dos brasileiros estão à mercê dos juros do cheque especial. Como? A sensação de alívio imediato ao pagar as contas é a principal influência na hora de decidir pelo cheque especial. Porém, o problema de endividamento está apenas começando…
É possível escapar dos juros do cheque especial?
1 – Não use o limite de crédito da conta corrente, salvo se for para poucos dias, em situação de emergência;
2- Não parcele a fatura do cartão de crédito;
3 – Troque as dívidas com juros altos (limite da conta corrente e cartão de crédito) por contratos oferecendo garantia, bens ou avalistas, para conseguir juros menores;
4 – Não faça economia, poupança, etc., se tiver dívidas a pagar, pois os juros das dívidas SEMPRE serão maiores do que os teus rendimentos.
Se você realmente precisa pedir dinheiro emprestado para o banco, o melhor é optar pelo empréstimo oferecendo garantias ao banco. Por quê? Porque os juros são menores do que do cheque especial, podendo cair até metade do valor.
5 – Limite do cheque especial na sua conta corrente.
Uma outra maneira de você fugir dos juros do cheque especial é retirar o limite de crédito e gastar apenas o valor que é positivo, que é teu. Converse com o gerente que isso é possível fazer.
Nunca esqueças que os juros são os lucros dos bancos. Eles sempre querem ganhar os juros. Você não precisa pagar juros para ter conta em banco, basta não usar o dinheiro do banco.
Tags: cheque especial, dinheiro emprestado, empréstimo, juros, limite de crédito,