Escrito por: Franzoni Advogados
O final de ano está aí. É hora de colocar na balança os positivos e os negativos do ano para não cometer os mesmos erros no ano que vem. Que tal começar pesando o financeiro da empresa para saber uma forma melhor de controlar finanças no futuro?
Evitar as dívidas é o melhor caminho para manter a saúde financeira da sua empresa. E toda dívida nasce do mesmo jeito: alguém deveria ser pago em uma determinada data e por algum motivo não é.
Apesar do nascimento relativamente simples das dívidas, elas podem não ser tão fáceis de resolver, tornando-se a grande pedra no sapato de qualquer entidade empresarial.
Quem cuida do dinheiro na empresa, já está acostumado a operar com grandes quantias, mas não deve se enganar. O dinheiro recebido pelas vendas ainda não pode ser considerado o lucro da empresa.
Essa confusão é muito comum e causa uma falsa sensação de lucro. Muitos ficam empolgadas com os valores e gastam o dinheiro que já está comprometido ou deveria ter outro destino. E é aí que começam as dívidas.
Sua empresa tem que saber quanto cobrar por seus produtos ou serviços. Vender seu produto por um valor abaixo do preço de custo só deve fazer parte da estratégia da sua empresa se isso for muito bem planejado.
Muitos dos problemas acontecem porque os sócios não sabem o momento certo de colocar a mão no dinheiro. A empresa precisa definir um pró-labore para cada sócio e antes de fazer uma divisão do resto do dinheiro, é preciso saber se houve lucro ou prejuízo.
Em caso de dívidas, o melhor para controlar as finanças é renegociar com os credores e instituições financeiras. É preciso ter bastante paciência e persistência e – acima de tudo – fechar um acordo que você possa realmente cumprir.
Invista no controle do fluxo de caixa da sua empresa. Mantenha-o atualizado, faça projeções e veja com antecedência quais serão os resultados financeiros. É uma boa estratégia para preparar os gastos para o futuro.
Faça do fluxo de caixa o seu braço direito para a tomada de decisões do dia a dia. Ele poderá te ajudar a responder perguntas como: “Conseguirei pagar minhas contas?”, “Posso vender mais a prazo?”, “Terei dinheiro para investir?”, e assim, antecipar períodos de dificuldades.
Tags: