Contratar funcionários para empresa: tudo o que você precisa saber

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Depois de iniciar um negócio e obter algum crescimento, seja ele financeiro ou de demanda, é hora de contratar funcionários para empresa. A formação de uma equipe competente e preparada para enfrentar desafios e produzir com qualidade é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

Ter colaboradores integrados aos processos padrão do seu empreendimento passa por todas as etapas: contratar funcionários para empresa é um processo que merece atenção, filtro e um cuidado todo especial na hora de definir o perfil dos candidatos. Para aproveitar tudo o que um funcionário pode oferecer e para proporcionar um ambiente de colaboração e aprendizado, contudo, é preciso tomar algumas precauções.

>> Escritório de advocacia empresarial em Florianópolis

Direitos trabalhistas, documentos necessários para realizar a contratação, procedimentos de busca de candidatos, entre outros, são maneiras de contratar funcionários para empresa de maneira correta e de acordo com a legislação vigente. Por isso, listamos alguns cuidados essenciais que devem ser observados nesse momento tão importante. Confira!

Saiba tudo para contratar funcionários para empresa

contratar funcionários para empresa

Confira dicas para ajudar na hora de contratar funcionários para empresa

A busca pelo funcionário ideal

A procura por um funcionário que corresponda às expectativas da empresa pode ser mais trabalhosa do que se pensa. Por isso, é preciso saber procurar nos locais corretos: a divulgação da vaga precisa ser feita, principalmente, online. Grupos do Facebook, por exemplo, atualmente funcionam muito bem quando o assunto é contratar funcionários para empresa. Agências de emprego também podem ser uma boa fonte de divulgação de vagas para que uma empresa consiga iniciar a busca por um funcionário capacitado.

Além disso, caso você esteja em busca de estagiários, existem muitas agências integradoras entre universidade e empresa que podem facilitar a procura. Muitas delas, inclusive, fazem pré-seleções para enviar para a empresa apenas aqueles currículos que estiverem de acordo com o que está sendo procurado pela empresa. No caso de freelancers, também existem grupos e sites específicos para contratar funcionários para empresa apenas para trabalhos pontuais.

Durante a seleção, é preciso encontrar maneiras de filtrar e eliminar candidatos que não cumpram os requisitos básicos da vaga. Aplicar provas, fazer entrevistas em grupo e individuais, por exemplo, é indispensável para conseguir chegar até o melhor concorrente. Ou seja: estipule etapas a serem cumpridas e avalie criteriosamente aspectos como o currículo, a experiência e traços da personalidade para conseguir ser assertivo na escolha. Para situações de contratações mais complexas e cargos altamente criteriosos, considere contratar um headhunter ou os serviços de empresas especializadas em recursos humanos.


Você pode gostar de:

Lei do estágio: o que deve ser observado?
E-commerce: como vender de forma legal na internet
Dicas para o empreendedor: principais medidas para abrir uma startup


Documentação necessária para contratar:

A documentação necessária para contratar funcionários para empresa é extensa. Para garantir que toda a legislação trabalhista seja respeitada é preciso seguir alguns passos com atenção. Os documentos que são necessários para se fazer uma contratação, são:

  • Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Cédula de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor;
  • Foto 3×4 (duas fotos);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante Escolar – Já concluído: Diploma ou certificado de conclusão; – Cursando: Identidade da Instituição e comprovante de mensalidade paga;
  • Resultados do exame admissional;
  • Certificado de reservista (para funcionários homens maiores de 18 anos que já tenham sido dispensados do exército);
  • Certidão de casamento (caso o funcionário seja casado);
  • Certidão de nascimento do cônjuge (caso o funcionário seja casado);
  • Certidão de nascimento, comprovante escolar e cartão de vacinação dos filhos (caso o funcionário possua filhos).

Com esses documentos em mãos, o setor de RH da empresa poderá efetivar a contratação do novo funcionário e garantir o pagamento do salário e dos direitos trabalhistas de maneira correta. Esse cuidado pode evitar algumas dores de cabeça ou processos trabalhistas envolvendo o seu negócio. Além disso, uma contratação feita de maneira correta proporciona estabilidade e segurança para o funcionário, que terá condições de produzir mais e melhor. Se você possui dúvidas sobre como contratar funcionários para empresa, consulte um advogado especializado em direito empresarial e trabalhista, e saiba como efetuar a admissão de um novo colaborador na sua empresa.

Treinamento específico

Depois de contratado, o funcionário precisa conhecer os procedimentos que farão parte da sua rotina. Para isso, além de uma apresentação detalhada da estrutura do seu negócio, é necessário realizar treinamentos específicos para cada função que será executada. Cursos de especialização, apresentação de funcionalidades e capacitações específicas para exercer funções podem ser um grande diferencial para aumentar a produtividade de novos membros de uma equipe de trabalho.


Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, advogada especializada em Gestão e Direito Tributário, e Direito de Família e Sucessões e Norma Franzoni, especializada em Direito e Processo do Trabalho. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: contato@franzoni.adv. Aproveite para curtir nossa fan page no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter!

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.