Escrito por: Franzoni Advogados
Apesar do receio e da apreensão que a sigla gera, a LGPD tem muitas melhorias e pontos positivos no que diz respeito ao tratamento de dados e à responsabilidade de quem armazena informações pessoais no Brasil. É um movimento positivo que vai ao encontro da preocupação cada vez maior com a privacidade dos cidadãos brasileiros. A Lei Geral de Proteção de Dados para profissionais da saúde pode trazer muitas melhorias.
Para saber mais sobre a LGPD, clique aqui e veja nossos outros conteúdos sobre o assunto.
E para os profissionais da saúde, a Lei vem para trazer além de mais cuidado, alguns benefícios. Dentre os pontos positivos da LGPD para o segmento, estão o aumento da credibilidade, a preparação para um novo momento de consciência geral sobre a privacidade e muito mais gestão e organização para a rotina.
Neste post, trazemos cinco benefícios que a Lei Geral de Proteção de Dados vai trazer para a área da saúde. São melhorias bastante tangíveis e, quando combinadas, podem fazer toda a diferença no futuro do exercício da profissão.
A demonstração de que há uma preocupação e respeito aos direitos do paciente de dos demais titulares de dados resulta em maior credibilidade e confiança no profissional. E, como sabemos, a relação entre profissional da saúde e paciente é quase sempre pautada pela segurança, você tem muito a ganhar gerindo melhor os dados da sua base!
A necessidade de implementar um controle do tratamento de dados qualifica a organização interna dos profissionais de saúde. O resultado é que esta organização tende a repercutir positivamente na própria atividade do profissional e na organização da sua empresa e seu trabalho. Os ganhos vão além da privacidade: aqui é possível evoluir e muito em gestão e visão de negócio!
A legislação obriga à adoção de medidas de segurança de dados, o que irá refletir em melhorias internas e redução de riscos de danos no exercício da atividade de forma global. Ou seja, estamos caminhando em direção à criação de um ambiente de tratamento de dados muito mais confiável e sem riscos para todos.
O profissional ou empresa de saúde que adota as medidas de proteção de dados previstas pela LGPD, garante aos parceiros comerciais e fornecedores a segurança necessária para evitar responsabilização conjunta. Isto resulta em benefícios no fechamento de parcerias e contratos, uma vez que profissionais que já seguem a determinação judicial da lei geral de proteção de dados serão mais bem vistos pelo mercado e pacientes.
O tratamento apenas de dados relevantes qualifica a comunicação do profissional e da empresa de saúde, e o cumprimento da lei gera confiança, resultando em diferencial no mercado e vantagem competitiva. Com o andar das coisas e a conscientização das pessoas sobre a importância do cuidado com as informações pessoais, os profissionais que estiverem seguindo a cartilha da LGPD terão algo a mais para comunicar: suas boas práticas de privacidade!
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, Advogada especialista Direito de Família e Sucessões, Gestão e Direito Tributário, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996.
Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para deixar seu comentário! Se precisar de informações específicas sobre o seu caso, entre em contato pelo número (48) 3024 0693 ou pelo e-mail contato@franzoni.adv.br.
Aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter, além de acompanhar nosso blog!
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: lei geral de proteção de dados, lgpd, LGPD para médicos, LGPD para profissionais da saúde,