Três coisas que você precisa saber antes do divórcio

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Embora dolorido, o fim de um relacionamento inaugura uma nova etapa a ser vivida, com tristezas, sim, mas também alegrias. Uma vez que um ciclo se encerra, é hora de se reinventar! Confira abaixo algumas dicas para lidar com a separação e o divórcio, e saiba o que você precisa fazer para que este período seja mais fácil:

É normal se sentir triste, sem perspectivas de futuro ou, até mesmo, culpado

No começo da separação há uma verdadeira confusão de sentimentos: frustração pelo fracasso do relacionamento, tristeza, culpa, raiva, ansiedade e nervosismo quanto ao futuro, e até mesmo desejo de vingança…. Tudo isto acaba se misturando, tornando essa fase muito mais confusa e dramática.

Sabemos o quão difícil tudo isso pode ser, mas não se deixe tomar por emoções que não ajudam a seguir em frente. Ao invés disso, tente reconhecer que um ciclo se encerrou e outros começarão em sua vida. Cuidar de si mesmo e seguir em frente é melhor para todos, inclusive para o(a) ex e para os filhos.

Se a situação estiver difícil demais, não hesite em procurar o apoio profissional de um psicólogo. Com apoio e orientação, pode ser mais fácil enfrentar a situação de crise.

dicas-sobre-divórcio-01


Você pode se interessar por:

Separação e fim do casamento e da união estável
É namoro ou união estável?


É necessário enfrentar a situação e aceitar que você terá uma vida nova

Quando não estamos mais num relacionamento, é normal que nos sintamos perdidos, sem saber o que fazer na nova rotina, principalmente se estivemos por anos com aquela pessoa. Muito provavelmente, estávamos acostumados com tudo que se passava a nossa volta.

Esse momento em que precisamos fazer as coisas terem sentido pode ser muito benéfico, se for aproveitado como uma oportunidade de autoconhecimento. E autoconhecimento é fundamental para levar adiante projetos de felicidade.

Uma dica simples que pode ajudar com a nova rotina é mexer nos móveis da casa, quem sabe, até mesmo fazer uma reforma para dar um novo ar naquele ambiente compartilhado por anos. Não é necessário se mudar ou gastar muito dinheiro com isso. Doar alguns objetos à pessoas necessitadas, e trocar por objetos com novo significado, por exemplo, é uma ação simples que pode significar muito!

Resgate hobbies que eram cultivados nos tempos de solteiro. Chame seus amigos para um passeio, convide-os para um almoço na sua “nova casa” e sinta tudo aquilo que a vida tem a oferecer.

dicas-sobre-divórcio-02

Planeje sua vida a partir desse momento

Muitas coisas passam pela nossa cabeça quando pensamos em divórcio. Independente do tempo que se leva para arranjar um novo parceiro, temos certeza absoluta que é possível construir uma vida de felicidade com ou sem essa companhia. Lembre-se: somos pessoas inteiras, e não dependemos de uma metade. A felicidade não está apenas em um relacionamento.

Sabe aqueles sonhos e planos que você tinha quando era mais novo? Agora é uma ótima oportunidade de colocá-los em prática. Olhe para frente! Siga em busca daquilo que você acredita e o que tens certeza que fará bem para o seu corpo e mente.


Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de  Larissa Franzoni, Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: larissa@franzoni.adv.br.

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.