Escrito por: Mkt Franzoni
O casal está feliz e entusiasmado com a nova vida juntos. Celebram o noivado com alianças e espumante, marcam data com carinho e começam a cansativa e empolgante maratona do planejamento de casamento.
Cerimonialista, local, decoração, comes e bebes, bolo, vestido… tudo pensado com o maior cuidado para fazer da celebração um momento único e inesquecível.
Nesse período de organização do casamento, muitos casais esquecem o que vem depois dele: a vida real e as consequências das escolhas.
Um casamento sempre vai transformar a situação jurídica daqueles que estão se casando.
A renda passará a ser da família. Os bens tendem a ser partilhados. Os filhos que virão trarão obrigações parentais que são as mais importantes das nossas vidas. Se houver uma ruptura, vai ser necessário enfrentar divórcio, partilha, guarda e pensão alimentícia.
Literalmente toda a vida muda e as consequências passam a ser maiores.
E mesmo sabendo que essa mudança acontecerá, muitos casais simplesmente não consideram como parte do planejamento do casamento, o planejamento jurídico.
Incluir um planejamento jurídico na fase de planejamento do casamento é tratar dos assuntos mais importantes sobre a vida familiar. Por exemplo: como pretendem estabelecer o convívio; como funcionará a dinâmica familiar quando os filhos nascerem; o que farão para dar assistência mútua se houver alguma doença ou invalidez; como resolverão a distribuição dos bens e da renda familiar; como definirão os cuidados com os filhos em caso de separação; se haverá uma indenização em caso de traição ou não.
Muitas das questões tratadas em um planejamento jurídico do casamento são questões críticas e estressoras, que muitas vezes o casal não quer enfrentar nessa fase de empolgação. Mas passada a adrenalina das festas, quando o que temos é a nossa vida real, são exatamente essas questões que vão trazer paz de espírito ou conflitos para o casal.
Então, se você planeja se casar, não esqueça de dedicar um pouquinho de tempo a um planejamento jurídico. Vai ser bom para você, para o seu bolso e para o seu casamento.
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: larissa@franzoni.adv.br. Confira nosso perfil no Instagram e no Facebook.
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: CASAMENTO, CASAMENTO HOMOAFETIVO,