Escrito por: Franzoni Advogados
A separação é um momento desagradável para toda a família. A rotina muda, o que existia antes desaparece e muitas mudanças pegam todos de surpresa. É claro que é melhor seguir em frente em busca da felicidade, no entanto, sabemos que pode ser complicado dar novos passos quando existem crianças envolvidas no contexto. A guarda dos filhos após o divórcio é um dos principais pontos que geram preocupação.
Neste post, queremos tratar alguns pontos que o impacto do fim do casamento podem trazer para a relação com os filhos e dar algumas dicas de como contorná-los pelo bem da família.
Um dos segredos para preparar os filhos antes do divórcio é manter uma conversação sincera e clara com eles, de forma que seja compreensível para as crianças. Você precisa explicar as mudanças que ocorrerão dali para a frente, contextualizando e esclarecendo as dúvidas que forem surgindo pelo caminho.
É claro que você não precisa entrar nos detalhes mais íntimos para preparar os filhos antes do divórcio, mas o ideal é que, nesse e em todos os momentos, você seja sincero e compreensivo, sejam seus filhos crianças ou adolescentes.
Não adianta esconder dos filhos o que está acontecendo no ambiente familiar. Portanto, é importantíssimo que você preze pela sinceridade e pelo diálogo claro e totalmente aberto ao preparar os filhos antes do divórcio. Uma relação de confiança, parceria e cumplicidade com os filhos é o primeiro passo para uma vida em família feliz e saudável.
Provavelmente, depois de conversar e preparar os filhos antes do divórcio, existirão algumas dúvidas ou questionamentos que eles sentirão a necessidade de fazer a você ou a seu ex-cônjuge.
Nessa etapa, é importante que os pais ouçam tudo que os filhos tem a dizer. Tal atitude demanda a preparação para lidar com questionamentos e muita clareza ao repassar informações ou esclarecer dúvidas que eles possam vir a ter.
O ideal é buscar, acima de tudo, minimizar os efeitos da separação na vida dos filhos, deixando claro que, tanto pai quanto mãe continuarão oferecendo todo o cuidado, carinho e atenção que eles merecem. A felicidade de seus filhos não deve depender do seu casamento!
No que diz respeito à guarda dos filhos, os pais jamais se separam. O casamento pode não ter dado certo, mas a relação parental precisa ser favorecida, pelo bem dos filhos. É importante pensar em uma nova rotina na qual as crianças possam conviver com os dois.
Nesse contexto, é preciso ceder e buscar a combinação sem conflitos. Pense que não está sendo fácil para nenhuma das partes e busque sempre a conciliação de horários, deslocamentos e tempos de disponibilidade. Este é um cuidado que além de facilitar a transição, ainda ajuda a garantir que os filhos sintam muito menos o impacto das mudanças.
A economia familiar, que antes somava duas rendas, agora sustenta-se só em uma. E as despesas nem sempre diminuem. Ou seja, não é o momento para extravagâncias, novas compras ou gastos desnecessários sem o devido cuidado, pois isso pode impactar fortemente na rotina da família e dos filhos.
Tenha cautela com gastos e crie um planejamento financeiro para evitar endividamento e impactos negativos no cotidiano da família.
Somos 100% favoráveis à conciliação. Quando se trata de família, então, nem se fala. Além do custo financeiro que uma briga judicial demanda, os litígios custam muito caro na perspectiva emocional e familiar. Custam também a paz de espírito e o bom relacionamento que deve ser prezado. Se puder ser amigável, seja, pois no futuro seus filhos irão agradecer pela compreensão e facilitação deste que é um momento extremamente difícil de assimilar.
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, Gestão e Direito Tributário, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996. Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: larissa@franzoni.adv.br. Aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter além de acompanhar o nosso blog!
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: direito de família, guarda dos filhos,