Escrito por: Franzoni Advogados
Existem várias formas de saber se você tem direito a herança. Primeiro, gostaríamos de salientar que existem dois tipos de herdeiros possíveis: os legítimos e os testamentários.
A herança representa o somatório de direitos e obrigações que são transmitidas aos herdeiros quando há o falecimento de um familiar.
Neste post, vamos te ajudar a identificar se você tem direito à herança.
Na condição de herdeiros legítimos, os familiares podem ser colocados em uma das duas classes: ou são herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuge) ou são herdeiros facultativos (familiares até o 4º grau).
Quando uma pessoa vem a falecer, se ela tiver herdeiros necessários, no mínimo 50% do patrimônio deverá ser destinado a estas pessoas.
Já para os herdeiros facultativos não existe uma reserva legítima (de metade do patrimônio), uma vez que o falecido pode dispor da totalidade de seus bens ainda em vida, através de um testamento ou de doação.
Existem também os herdeiros testamentários que são aqueles beneficiados pelo autor do testamento. Podem ser familiares ou não.
É possível, inclusive, que uma pessoa seja herdeiro legítimo necessário (um filho, por exemplo), e seja, ao mesmo tempo, beneficiário em um testamento.
Existe uma linha sucessória para herdeiros necessários, seguindo nesta mesma ordem, são eles:
Existem também os parentes colaterais. Nos casos em que todos os herdeiros necessários não estão mais vivos, os parentes colaterais são chamados à herança.
Parentes colaterais são aqueles que não ascendem ou descendem diretamente do dono do patrimônio. É o caso de irmãos, tios, sobrinhos e primos, por exemplo.
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, Advogada especialista Direito de Família e Sucessões, Gestão e Direito Tributário, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: larissa@franzoni.adv.br. Aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter!
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: Herança,