Escrito por: Franzoni Advogados
Você sabe o que é onerosidade excessiva? Bem, se você está sentindo que o seu contrato bancário está se tornando cada vez mais abusivo, então talvez seja a hora de pedir a revisão por onerosidade excessiva.
Onerosidade excessiva ocorre quando, após a contratação, uma das partes sai em extremo prejuízo enquanto a outra tem total vantagem. Aqui há um desequilíbrio quanto à situação dos contratantes.
Esse desequilíbrio, que acarreta a onerosidade excessiva, tem como razão acontecimentos supervenientes – ou seja, que surge depois do que foi inicialmente acordado – e imprevisíveis.
Para que você consiga solicitar uma revisão de contrato bancário por onerosidade excessiva, você deverá ver se o acordo tem alguma dessas características:
É possível pedir a revisão, desde que a parte contrária – quem está com excessiva vantagem – se ofereça para modificar as condições então vigentes.
Isso acontece porque a onerosidade excessiva está ligada a resolução e não a revisão contratual. No entanto, nada impede que o interessado se ofereça para modificar a prestação, visando restabelecer o equilíbrio de contato.
Tags: bancário, contrato, onerosidade,