Escrito por: Franzoni Advogados
Existem algumas maneiras de como elaborar um testamento. Você pode assegurar o direito dos seus herdeiros por meio de testamentos públicos, privados, realizados em cartório ou não. O importante é ter em mente o que deixar em legado, e a quem destinar os bens após a morte.
Não estamos acostumados a tratar da morte com naturalidade. Muitas vezes, preferimos deixar para aqueles que ficam a tarefa de resolver as nossas questões pendentes. Mas o fato é que, utilizando-se de algumas ferramentas bastante simples, é possível organizar as coisas para que na ocasião da nossa morte, nossos entes queridos estejam atendidos conforme nossa vontade. Afinal, além de expressar o seu último desejo, o documento também evita que haja rixas ou brigas entre os seus herdeiros.
O documento pode ser feito de três formas distintas – em todas, a probabilidade de revogação é extremamente remota. Dessa forma, há pouquíssimas chances de acontecerem disputas entre os herdeiros.
O mais importante, antes de escolher como elaborar um testamento, é você ter em mente quem irá constar como seus herdeiros no papel e como você gostaria de dividir o seu patrimônio. Uma vez que isso já estiver resolvido, você está pronto para optar entre testamento público, privado ou cerrado.
Os custos na hora de como elaborar um testamento podem variar, dependendo do estado do testador e de onde será realizada a operação. Caso aconteça de o testador mudar de ideia com relação ao conteúdo do documento, ele pode refazer o testamento quantas vezes achar necessário. A única orientação é nunca deixar brechas legais para que haja possibilidade de invalidação do documento.
É sempre importante lembrar que o testador tem direito apenas de dispor de 50% do seu patrimônio em testamento, passando os 50% restantes para herdeiros necessários – ou seja, filhos, pais ou cônjuges. Todavia, o que se colocar no testamento poderá ser distribuído para qualquer pessoa ou instituição.
Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Larissa Franzoni, Advogada especialista Direito de Família e Sucessões, Gestão e Direito Tributário, inscrita na OAB/SC sob o nº 22.996. Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: larissa@franzoni.adv.br. Aproveite para curtir nossa fan page no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter!
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Tags: como elaborar um testamento,