Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Não se pode negar que 2016 foi um ano difícil para as empresas brasileiras. 2017 começou com a mesma intensidade, e muitos dos problemas do ano passado ainda persistem, por essa razão, criamos uma lista com 5 dicas para engrenar ainda em 2017.

dicas para engrenar ainda em 2017

A crise econômica prejudicou diversos negócios, mas não só isso: muitas vezes pequenos deslizes dos empresários, em situações mais críticas, acabam causando problemas muito maiores do que o imaginado.

Cada negócio é diferente, está inserido em um tipo de mercado com demandas bem particulares. Por isso é importante observar sempre as peculiaridades de cada um e gerir sua empresa de acordo com elas.

Porém, há algumas dicas que podem ser utilizadas por todos os empresários e ajudar sua empresa a seguir se desenvolvendo. Essas dicas para engrenar ainda em 2017, tratam principalmente de questões legais relativas ao direito empresarial.

Preparamos algumas dicas para engrenar ainda em 2017 e consolidar este como um bom ano, e encerrar com chave de ouro. É hora de colocar sua empresa em ordem para terminar o ano no azul.

 

 

  • Dicas para engrenar ainda em 2017: Mantenha os documentos organizados

 

 

Grande parte das pessoas tem vontade de empreender mas não sabe muito bem por onde começar. E surge a questão: é possível começar um negócio sem CNPJ?

Bem,  CNPJ é a identidade da sua empresa. Ele detém os dados básicos para a existência e o funcionamento do seu negócio. Por isso, é obrigatória a inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Embora alguns empreendimentos possam funcionar temporariamente sem a inscrição no CNPJ, o fato é que muitos negócios podem ser perdidos se o empreendedor não regularizar sua situação junto aos órgãos públicos. O mercado exige profissionalismo, e manter a documentação legal em dia é o primeiro passo.

Além de manter a documentação legal em ordem, é fundamental manter a documentação contábil e fiscal em dia.

 

 

  • Sociedade: vai começar uma?

 

 

Um tema recorrente no direito empresarial é a criação de uma sociedade. O site Jusbrasil apresenta artigo sobre o tema, com suas definições e exemplos de caso. Existem algumas modalidades de sociedade, as mais utilizadas são as de sociedades limitadas e as de Microempreendedor Individual – MEI. No entanto, é importante estar atento a cada  uma delas, pois o investimento em sociedade é uma questão de grande importância e deve ser sempre bem observada.

As sociedades devem ser observadas com cuidado. Alguns pontos devem ser observados para que o somatório de talentos que deveriam expandir a empresa, no fim termine em disputas jurídicas. Portanto é importante que cada sócio entenda bem seu papel dentro da empresa, seus direitos e deveres.

Para evitar surpresas depois de firmar sociedade, é importante firmar todos os pontos acordados em contrato social. Com este contrato é possível estabelecer funções, responsabilidades, percentual de investimentos e participação nos lucros, estratégias do negócio, entre outros.

 

 

  • Planejamento financeiro para terminar o ano no azul

 

O planejamento financeiro é uma das dicas para engrenar ainda em 2017, e um dos pontos mais importantes de uma empresa. Através dele é possível ter noção real das condições da empresa e pensar em planos de expansão. Colocar na ponta do lápis (ou na ponta da planilha do Excel) todos os custos da empresa, fazer cálculos e planejar com cuidado, podem evitar surpresas. Em tempos de crise econômica mundial, é preciso ter calma na hora de fazer investimentos e cortar gastos desnecessários.

Como fazer um planejamento financeiro? Siga alguns passos e facilite a tarefa.

 

1. Acompanhe de perto suas receitas e despesas: liste até os menores valores;

 

2. Compare os preços antes de optar por fornecedores: economia em todos os investimentos, sempre que possível;

 

3. Compre somente o necessário: revisar etapas de produção e gastos pode ajudar a empresa a economizar muito a longo prazo. Corte todos os valores que não forem necessários;

 

4. Negocie: além de pesquisar os fornecedores com o melhor preço, negocie. É possível conseguir descontos dependendo da forma de pagamento, por exemplo;

 

5. Tenha metas e objetivos: invista parte da receita para alcançar suas metas e objetivos. Elas devem ser realistas, de acordo com o porte da empresa e o mercado onde está inserida;

 

6. Estude sempre o mercado em que está inserido: observe a movimentação econômica e seus concorrentes.

 

 

  • Estabeleça metas de crescimento para sua empresa e mantenha o foco

 

 

Uma empresa deve estar em estado constante de crescimento. Para isso, é importante ter metas e objetivos bem estabelecidos e planejar ações para alcançá-los. Alguns desses objetivos se tornarão mais árduos de serem alcançados.

Trace metas e objetivos que ajudem a expandir sua empresa. Eles devem estar de acordo com as realidades da empresa e da economia atual. Trace um plano de ações e estratégias que podem auxiliar a alcançar seus objetivos dentro do tempo esperado.

Dados do Banco Central revelam que o Brasil entrou em um momento econômico positivo em 2017. É possível que seja um excelente momento para investir na sua empresa e expandir seu negócio.

 

 

  • Atenção aos funcionários e clientes

 

 

Funcionários e clientes precisam ter sempre seus direitos respeitados. Perder empregados e consumidores é, na maioria das vezes um problema que poderia ser evitado com pequenas soluções. Fique de olho nas mudanças do direito trabalhista, e no que a empresa deve oferecer ao trabalhador.

Os clientes também deve ganhar um cuidado especial. Isto pode ser observado no direito do consumidor, que tem como base o Código de Defesa do Consumidor. Mas também no que é diferencial da empresa. Com o objetivo de manter os compradores fixos e prospectar novos.

 


Gostou do post? Este artigo foi escrito com orientações de Enio Franzoni, Advogado especialista em Direito Empresarial, inscrito na OAB/SC sob o nº 6.036-B Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: contato@franzoni.adv.br. Aproveite para curtir nossa fan page no Facebook e para acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Twitter!

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.